Círio de Macapazinho terá adaptações em sua 93ª edição


Uma das mais tradicionais manifestações religiosas e culturais de Castanhal, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, de Macapazinho, chega em sua 93ª edição este ano.

Por causa da pandemia do coronavírus, toda a programação alusiva à padroeira dos paraenses foi reformulada para garantir o cumprimento dos Decretos municipal e estadual de restrição a aglomerações e realização de eventos.

A programação é coordenada pela Paróquia de Cristo Rei e começará no sábado (1 de agosto), quando a imagem será levada até a comunidade Boa Vista. De lá, no domingo pela manhã, uma família fará o traslado da imagem pelo rio Apeú até Macapazinho, a 15 quilômetros do Centro da Cidade Modelo, onde será celebrada uma missa campal pelo padre Adriano Nogueira. A celebração será apenas para a comunidade local.

A coordenação do evento informa que todas as medidas e seguidas todas as orientações dos órgãos competentes.  Os horários dos eventos não foram divulgados para evitar que devotos de outras comunidades participem. O objetivo é manter a tradição com a realização do trajeto, mas que está proibida a presença de muitas pessoas.

SERVIÇO
O quê: 93º Círio de Macapazinho
Quando: 1 e 2 de agosto de 2020
Onde: Comunidade de Macapazinho

(Texto: Berna Lameira @GuiadeCastanhal)