Castanhal recebe espetáculo de Dança inclusiva, neste sábado (18)


Castanhal recebe neste sábado (18) um espetáculo de instalação em dança, promovido por uma pessoa com deficiência visual. “Zoom” estreia no Sesc Castanhal, às 19:00.

O projeto é mais um resultado do Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura.

O espetáculo consiste em um processo criativo em dança, com recursos de acessibilidade metodológica para pessoas com deficiência visual.

A artista-intérprete Socorro Lima possui baixa visão e conta que a peça é uma continuação de suas pesquisas sobre a inclusão na arte. “A ideia surgiu quando ganhei o edital no Itaú Cultural no ano passado. Eu quis dar continuidade à pesquisa em dança com a acessibilidade, trazendo a metodologia tecnologia assistiva para a dança”, comentou Socorro.

Foto: Divulgação

Ela ainda explica que sua peça será divida em três atos. “A primeira mostra o que acontece com as pessoas com deficiência quando elas se deparam com as barreiras atitudinais e como se sentem. A segunda, como os recursos metodológicos ultrapassam as barreiras no ensino e aprendizado em dança para as pessoas com deficiência visual. Por fim, a peça se transforma em uma instalação, levando o público a um tour sensorial”, disse.

Para Socorro, a abordagem discute um tema muito importante. “Não temos acessibilidade dentro dos circuitos artísticos em Belém e o nosso maior desafio são as barreiras capacitistas”, afirmou.

Ela ressalta a importância do Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura para a realização do projeto. “A importância do prêmio foi a oportunidade de executar a ideia e oportunizar serviços a algumas pessoas com deficiência que estão na minha equipe de trabalho. Eu gostaria de convidar a todos, todas e todes para vir prestigiar ‘ZOOM Espetáculo de Instalação em Dança’. Espero vocês”, convidou a artista.

Foto: Divulgação

Inclusão – O coordenador de Artes Cênicas da Fundação Cultural do Pará, Danilo Bracchi, explica como a acessibilidade precisa ser cada vez mais incorporada às linguagens artísticas. “Acessibilidade é importante, e cada vez mais nós da FCP pensamos em como estruturar melhor esse processo de inclusão, seja através da tradução em Libras, seja através da audiodescrição, ou da acessibilidade para cadeirantes”, disse.

“Eu acompanho a Socorro, a bailarina e artista, há praticamente 10 anos e vejo que ela teve um amadurecimento muito grande. Nesse espetáculo, ela vai nos provocar a refletir sobre esse processo de acessibilidade do artista que tem essa deficiência e que nos traz outras propostas de movimento da dança. Fico feliz de ela ter sido premiada e dela estar nesse lugar de representatividade”, finalizou Danilo.

SERVIÇO:

“Zoom: Espetáculo de Instalação em Dança”

Quando: 18 de novembro, às 19:00

Local: Sesc Castanhal (av. Barão Rio Branco 10 – Castanhal)