Castanhal está na rota do Palco Giratório. Confira a programação!


O maior circuito brasileiro de artes cênicas, o Palco Giratório, chega a sua 22ª edição com 642 apresentações e 1.382 horas de oficinas, realizadas por 20 grupos artísticos, alcançando 138 cidades brasileiras, entre elas, Castanhal.

O lançamento nacional acontece no dia 28 de março em Natal (RN).   “Há 22 anos, o Palco Giratório promove o trabalho de artistas independentes e manifestações artísticas diversificadas, como dança, circo, teatro, intervenções urbanas e suas interfaces”, destaca Mariana Pimentel, analista de artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc.

Os artistas são selecionados por meio de uma curadoria formada por 33 profissionais do Sesc de todo o Brasil. A partir de critérios como diversidade de linguagem, regiões do país, faixa etária e trajetória dos artistas, a curadoria mapeia questões e tendências latentes no contexto atual das artes cênicas brasileiras.

PROGRAMAÇÃO NO PARÁ

No Pará, o circuito terá duas etapas. A primeira será em abril, trazendo o Espetáculo de Dança R.A.L.E (Realidade Apropriada Libera Evidência) , de Jessé Batista (Maceió /AL), para se apresentar no dia 02/04, às 19h, em Belém, no Centro de Turismo e Cultura Sesc Ver-o-Peso e no dia 08/04, também às 19h, no Sesc em Castanhal.

O espetáculo trata de um corpo aprisionado por um sentido político que desfavorece um terço da imensa população brasileira. Não é a questão de permanecer e pertencer àquele lugar, e sim de ser tratado como apenas um mero corpo. Um corpo construído como um dispêndio de energia muscular, em meio a ruas, avenidas, becos, vielas, subidas, descidas, em uma cidade desigual. Ambientes em que um dos maiores desafios do ser humano é sustentar-se perante o seu próprio corpo. A classificação é 10 anos.

Além do espetáculo, Jessé também realizará a oficina “Corpo, movimento e técnica, pesquisa de criação em dança breaking”.

A segunda e última etapa do Palco no Pará acontece em setembro e traz espetáculos muito especiais. Iniciando com o espetáculo de teatro de papel “Vestido Queimado”, De Soufflé De Bodó Company (Manaus/AM), no dia 04/09 em Castanhal.

O espetáculo é uma narrativa fantasiosa sobre a amizade entre duas pessoas, a peça é resultado de um projeto de pesquisa cênica realizada pelo grupo e  segue a proposta estética do Teatro de Papel (Toy Theater ou Théâtre de Papier), popular entre os séculos 18 e 19.

Nesse gênero de teatro, o papel é usado como suporte artístico para a criação de personagens manipuláveis. O Teatro de papel é uma forma estética e prática de contar histórias que interessou bastante aos integrantes da companhia, por seu relativo ineditismo na região Norte.

Classificação Livre.

SERVIÇO

Palco Giratório

Espetáculo de Dança R.A.L.E (Realidade Apropriada Libera Evidência) , de Jessé Batista (Maceió /AL)

Castanhal

Espetáculo

Dia: 08/04/2019

Hora: 19h

Classificação: 10 anos

Oficina “Corpo, movimento e técnica, pesquisa de criação em dança breaking”, com Jessé Batista

Período: 09 e 10/04/2019 das 18h às 21h

Faixa etária: a partir de 15 anos

Inscrições Abertas até finalizar as vagas

Local: Sesc em Castanhal (Av. Barão do Rio Branco, 10 – Nova Olinda)

Espetáculo de Teatro de Papel  “Vestido Queimado”,  do Grupo Soufflé De Bodó Company (Manaus/Am)

Castanhal

Espetáculo

Dia: 04/09/2019

Classificação: Livre

Oficina

Período: 05 e 06/09/2019

Local: Sesc em Castanhal (Av. Barão do Rio Branco, 10 – Nova Olinda)

ENTRADA E INSCRIÇÕES GRATUITAS