Por que a denominação “Castanhal”?


Não existe documento oficial que traga o porquê da escolha do nome Castanhal para o nosso município. No entanto, as versões de estudiosos e historiadores sobre a Cidade dão conta de que a versão mais aceita seria da existência de castanheiras nesta região, o que teria motivado a escolha do nome.

O escritor José Maria Azevedo Costa, em seu livro “Ipsis Litteres dos Castanhais”, destaca que nos jornais do final do século XIX, que circularam aqui na Região Norte constatamos grafias nesses termos: Castanhal do Português, Castanhal do Jacaré-Açu, Castanhal São Benedito, Castanhal Santa Lúcia (nomes são ilustrativos e aleatórios). Eram áreas onde existia significativa quantidade de árvores de Castanha do Pará (Bertholettia Excelsa), que justificava a exploração econômica da área, no aspecto de coleta de frutos dessas árvores, e essas propriedades eram localizadas na Região Oeste e Sudeste do nosso Estado”.

O escritor enfatiza que “no nosso chão existiam castanheiras, sim, como até hoje existem, mas em pequena quantidade, que não justificava a exploração econômica da área, no aspecto de coleta do fruto. Eis o paradoxo: Castanhal é Castanhal porque era uma área com poucas castanheiras, em referência a outras que foram denominadas com a palavra castanhal, seguida de um substantivo que denunciava ser uma área com limites definidos e propriedade determinada, onde a coleta do fruto era a razão econômica desse espaço geográfico determinado”.