Onde tudo, realmente, começou…
A história de Castanhal, enquanto município consolidado e emancipado, começa há 90 anos, no dia 28 de janeiro de 1932. No entanto, é preciso voltar um pouco mais para contar a origem do povo castanhalense.
Existe uma versão histórica de que por volta de 1616, à epoca da fundação da capital Belém, a região de Castanhal foi habitada por índios Tupinambá. Esta versão é encontrada no livro “História do Povo Castanhalense”, dos autores Carujo e José Lopes de Guimarães.
De acordo com o historiador Hugo Luiz de Souza, autor de várias obras sobre o município, o ano de 1893 pode ser considerado um marco pois teriam chegado os imigrantes nordestinos, fugindo da seca em sua região.
Com a instalação dos primeiros trilhos da Estrada de Ferro de Bragança, os nordestinos foram assentados no local onde dez anos depois seria construída a estação de Trem, em Castanhal.
O povoado experimentou as primeiras grandes mudanças na administração do governador Paes de Carvalho, quando a área foi dividida em sete colônias. A principal delas, batizada de José de Alencar, se transformou e hoje é o centro comercial de Castanhal.