Matrículas na rede estadual serão 100% online, pela primeira vez
A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) implementa em 2024 um sistema unificado de matrícula inédito no Pará, em parceria com os municípios paraenses, e que garantirá, a partir da adesão, a oferta de vagas prioritárias para estudantes das redes municipais e estadual.
A Seduc começou no sábado (6) o processo de matrícula para estudantes de escolas federais, particulares, de unidades de outro Estado ou aqueles sem vínculo com instituições de ensino. Os responsáveis podem realizar o cadastro e efetivar a matrícula no site até 14 de janeiro. A entrega de documentação na escola deve ser realizada em até 72 horas, após a efetivação da matrícula no site.
“A partir de 19 de janeiro nossas equipes iniciam o processo de busca ativa, é fundamental termos toda a sociedade e a imprensa trabalhando em conjunto para garantir que todos estejam matriculados para o início do ano letivo. Seja o esforço que tivermos que fazer, vamos fazer para garantir que nossos estudantes estejam nas nossas escolas. Lugar de criança é na escola”, afirmou o titular da Seduc.
Com a iniciativa, os estudantes passarão a integrar um conceito de matrícula de rede pública. As informações foram repassadas pelo secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares, em coletiva no dia 04 de janeiro.
“Estamos reforçando o conceito de rede pública, sempre tendo em foco que o estudante é um estudante do Estado do Pará, independentemente da rede em que está ou estava matriculado. O novo sistema já tem a adesão de 143 municípios e permite que 100 mil crianças e famílias tenham o conforto de ter esse processo automatizado, com vaga garantida, sem necessidade de ficar em fila de espera. A vaga está automaticamente garantida”, disse Rossieli Soares.
O novo sistema integrado de matrículas do Estado do Pará ofertará mais de 130 mil vagas com prioridade para as redes municipais. Esse é um modelo inédito para a educação paraense, ao desenvolver e implementar o conceito de matrícula de rede pública pela primeira vez no Estado. Com isso, o sistema não só facilita a vaga para os estudantes das redes municipais, como possibilita, inclusive, transferências entre redes, seja do estudante da rede municipal para a estadual ou vice-versa.
Ensino integral
Para o início do ano letivo de 2024, a Seduc concretizou um aumento de 100% de vagas em escolas de tempo integral.
São 33 novas escolas no modelo de ensino integral e mais de 17,7 mil novas vagas, totalizando 35,9 mil vagas integrais na rede estadual de ensino.
Matrículas 2024
Confira o calendário completo:
A partir de 06 de janeiro – Confirmação de Matrícula e entrega de documentação na escola em até 72 horas, após a efetivação da matrícula;
06 a 08 de janeiro – Matrícula para estudantes novos, exclusivamente estudantes PCD’s;
09 a 10 de janeiro – Matrícula para estudantes novos do Ensino Fundamental I – 9 anos e EJA Fundamental 1ª e 2ª Etapas;
11 e 12 de janeiro – Matrícula para estudantes novos do Ensino Fundamental II – 9 anos e EJA Fundamental 3ª e 4ª Etapas;
13 e 14 de janeiro – Matrícula para estudantes novos do Ensino Médio e EJA Médio 1ª e 2ª Etapas;
15 a 18 de janeiro – Matrícula para todos os que ainda não foram atendidos nos períodos disponibilizados, no Calendário, para qualquer situação de matrícula.
Ano letivo de 2024
Durante a coletiva de imprensa, o secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares, também divulgou o calendário escolar para o ano letivo de 2024.
“Em conjunto com a maioria dos municípios, organizamos o calendário escolar para que comecemos as aulas juntos, no dia 29 de janeiro. Esse é um movimento inédito no Estado do Pará e fundamental para melhor apoiar nossas equipes escolares e famílias”, declarou o líder da pasta da educação.
O primeiro bimestre acontecerá de 29 de janeiro a 12 de abril; o segundo de 15 de abril a 28 de junho. Já as férias escolares acontecerão de 01 a 31 de julho, com todos retornando para o terceiro bimestre de 01 de agosto a 04 de outubro. Por fim, o quarto bimestre acontecerá de 07 de agosto a 20 de dezembro. Recesso a partir de 30 de dezembro
(Com informações da Agência Pará)