Célia Leal, a artesã dos mantos usados na Romaria de Castanhal
Há 19 anos, desde a criação da Diocese de Castanhal, o manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré que segue na tradicional Romaria de Castanhal, no terceiro domingo de outubro, é bordado pela artesã castanhalense Célia Leal.
O GUIA DE CASTANHAL teve a grata oportunidade de conversar com a artesã, que está com onze mantos expostos na Casa da Cultura de Castanhal, na exposição de “Nossa Senhora de Todos os Mantos”, até o dia 31 de outubro.
Manto de 2023, em registro na chegada da Romaria ao Santuário de Nazaré, no Apeú
Todos os mantos usados na Romaria ficam na casa do Bispo. Por isso, a exposição é uma oportunidade única de conferir algumas das obras de perto.
“Recebi um convite do diácono Francisco Augusto para me candidatar a ser a artesã do manto, aceitei muito honrada. Isso foi um ano antes da criação da Diocese”, lembra Célia. Aos 68 anos, a devota de Nossa Senhora de Nazaré explica que o seu trabalho de bordar é todo doação para a Igreja. Ela nunca cobrou. No total, foram 20 mantos.
Célia, emocionada, ao lado de um dos mantos que bordou
O material para execução da obra (as pedras e demais itens) é doado por famílias castanhalenses, também devotas de Nossa Senhora.
Célia explica que recebe o desenho da Diocese por volta do mês de julho. A partir daí inicia-se o trabalho, que chega a tomar cerca de 10 horas por dia, por um mês e meio. Este ano foi o primeiro que Célia contou com a ajuda para montar a peça. No caso da sua nora, Poliana Luna.
Todos os desenhos dos mantos remontam ao mosaico da Catedral Mãe de Deus, por isso, as mesmas cores são sempre presentes e o brilho característico.
Onze mantos estão expostos na Casa da Cultura
Ao observar os mantos na Casa da Cultura, Célia ficou muito emocionada, pois fez lembrá-la de momentos maravilhosos e emocionantes. “Não tenho um preferido, pois cada qual tem a sua histórica, única”.
O manto é sempre conhecido na véspera da Romaria, no sábado na Trasladação, na praça Matriz de São José.
(Texto e fotos: Berna Lameira)