Projeto “#30pequenasalegrias”: um incentivo à valorização do viver!


Qual a última vez que você teve uma alegria daquelas alegrias fofas? De ver uma borboleta linda e parar para contemplar? Ter abraçado alguém que estava com muitas saudades?
Infelizmente, essas pequenas alegrias passam despercebidas no nosso dia a dia…
E foi justamente refletindo sobre essa realidade que a psicóloga Ana Barros, atuante em Castanhal, começou o movimento  #30pequenasalegrias, através do qual convida as pessoas para observarem pequenas coisas, que são os verdadeiros motivos que nos levam à felicidade.
Psicóloga Ana Barros, idealizadora do #30pequenasalegrias
O movimento existe desde 2018, sendo sempre realizado em setembro, mas este ano por conta das eleições Ana Barros decidiu adiar para 1º de novembro.
“A ideia surgiu de um mal estar pessoal ao constatar o aumento notório da insatisfação das pessoas em relação as suas vidas”, explica a dra. Ana Barros. “São jovens e adultos que consideram suas vidas infelizes – não estou me referindo a pessoas com quadro clínico específico, como depressão; mas sentem-se infelizes por não alcançarem um certo ideal de felicidade”.
A felicidade pode ser encontrada em situações simples, defende Ana Barros
O #30pequenasalegrias é um exercício diário, onde direciona-se o olhar para a nossa própria vida e para as coisas simples que nos acontecem. A ideia é justamente fomentar o assunto dos cuidados com a saúde mental.
“Como o projeto ocorre de maneira remota, não consigo ter dimensão, mas é um projeto que teve pessoas de várias regiões do Brasil participando”, diz Ana. “Ao longo dos anos tenho informações de que pessoas se reuniram em grupos para participar”.
Reconhecer a felicidade em ações do dia a dia, eis o desafio 
A dr. Ana Barros lança o desafio saudável aos que desejarem participar do projeto.
E você, quer participar do desafio #30pequenasalegrias?
– Poste uma pequena alegria do seu dia a dia (ou mais), no seu feed ou de preferência nos Stories. (É importante registrar todos os dias durante 30 dias);
– Registrar o dia que está no desafio dia 01, dia 02… até o dia 30;
– Usar a #30pequenasalegrias;
– e marcar a @psicologa_anabarros.