Devoção a São José: entenda a relação do padroeiro com a cidade de Castanhal


Todo 19 de março comemora-se São José, padroeiro da cidade de Castanhal.

Segundo a Bíblia, o Santo foi um carpinteiro da Galiléia escolhido por Deus para ser o esposo da Virgem Maria e pai adotivo do menino Jesus, sendo considerado assim, Patrono da Igreja de Cristo.

José é descrito como um homem justo, trabalhador, simples e fiel, designado para ser o protetor da Sagrada Família.

A devoção na Cidade Modelo foi iniciada quando Castanhal ainda era vila e recebia muitos imigrantes nordestinos, por volta do início dos anos 1900. Os migrantes trouxeram consigo uma forte veneração a São José, já tradicional na região Nordeste.

A partir dessa influência, o carinho do povo pelo Santo só cresceu. E no dia 29 de junho de 1904, sob a orientação de Cônego Leitão, iniciou-se a construção da primeira igreja de Castanhal, que seria dedicada a São José. Assim, no dia 19 de março de 1911 foi fundada a Paróquia de São José, e criada a Freguesia de São José de Castanhal.

Início da construção da Paróquia de São José

No ano de 1932 Castanhal se emancipou de Santa Izabel do Pará se tornando município. Com isso, São José foi escolhido como padroeiro da nova cidade, visto que sua primeira igreja levava o nome do Santo.

Em 14 de maio de 1949, o dia 19 de março tornou-se feriado municipal pela Lei nº 017.

A Festividade de São José

Por muito tempo a Paróquia de São José foi a única de Castanhal, proporcionando para a população momentos marcantes e que ficaram para a história da Cidade Modelo.

A festa do padroeiro chama especial atenção quando se fala do culto a esse santo pelos castanhalenses. Em 2023, a programação movimenta a Cidade do dia 09 até o dia 19 de março.

Imagem do padroeiro, localizada na Praça São José

Clique aqui para ficar por dentro da programação da Festividade de São José 2023!

No relato de Irapuan de Pinho Sales,  na década de 30 “em frente à igreja Matriz de São José havia os tradicionais arraiais celebrados no dia de São José e Natal. Havia jogos, isso era permitido, inclusive com roletas. No arraial tinha o carrossel do Zé Nonato de Araújo”.

“Os arraiais de antigamente em frente da Igreja [de São José] eram iluminados por lampiões e candeeiros […] era uma beleza com muita dança, música e foguetório”, disse Rosa Romain Sena (dona Quita), em citação extraída do livro “Castanhal Memórias em pedaços”, de Antônio Teixeira do Prado.

A tradicional Praça da matriz na década de 60

As festividades ao padroeiro continuam mobilizando e emocionando os castanhalenses com os arraiais na praça da Matriz, as procissões e a programação religiosa.

Imagem da Praça Matriz e Igreja São José 2022. (Foto: Berna Lameira)

Praça São José

Em 2023, além do retorno da Festividade tradicional, a população de Castanhal ganhou a reforma da Praça São José, localizada às margens da BR-316, às proximidades do Terminal Rodoviário de Castanhal, no bairro Ianetama.

A imagem de oito metros de altura abençoa os transeuntes na chegada, saída e passagem por Castanhal.

(Com informações do historiador Hugo Luiz de Sousa. Fotos: redes sociais da Paróquia de São José e acervo do GUIA DE CASTANHAL).