Castanhal possui Centro de Referência em Atendimento à Pessoa com Autismo


O município de Castanhal possui um serviço especializado, exclusivo para o atendimento à pessoa com autismo: o Centro de Atendimento à Pessoa com Autismo (Ceapa) vinculado à Prefeitura de Castanhal, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) apresenta características peculiares, como dificuldade na interação social, que interfere na comunicação, na aprendizagem e desenvolvimento.

Criado em 2014, a partir de uma demanda da Associação de Pais de Autistas de Castanhal, o Ceapa atende hoje a 121 pacientes. A coordenação está sob a responsabilidade de Cilene Cavalcante.

A equipe do Centro tem atuação Transdisciplinar com abordagens psicoeducacionais baseadas na Análise Aplicada do Comportamento (ABA), Comunicação Alternativa Aumentativo (CAA) e Ensino Estruturado (TEACHH).

É formada por 19 colaboradores incluindo Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Psicólogo, Assistente Social, Psicopedagogo, Auxiliar Terapêutico (técnico de enfermagem) e equipe de apoio.

O QUE O CEAPA FAZ:

  • Acolhimento das famílias, com orientações acerca do Diagnóstico  de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA);
  • Atendimento psicossocial, para trabalhar os aspectos emocionais e comportamentais, projetos específicos no atendimento às famílias, escuta de demandas, orientação e encaminhamento às redes de proteção, quando necessário, e articulação com outras políticas públicas;
  • Avaliação do paciente com TEA pela equipe transdisciplinar, tornando referência para orientações e encaminhamentos pertinentes;
  • Terapia Transdisciplinar para estimulação de aspectos gerais do desenvolvimento, com foco no aquisição de habilidades autônomas, estimulação cognitiva, redução de prejuízos desenvolvimentais e melhor qualidade de vida;
  • Prescrição terapêutica específica para cada paciente;
  • Qualificação profissional continuada;
  • Atividades sociais em datas comemorativas, visando a integração de pacientes, familiares e Ceapa.

 

QUEM PODE SER ATENDIDO?

Para ser atendido no Ceapa o paciente precisa residir em Castanhal, ter o diagnóstico de autismo e fazer a avaliação terapêutica.

O responsável deve procurar o Centro munido dos seguintes documentos: uma pasta com elástico, laudo médico, RG e CPF da criança/adolescentes, certidão de nascimento, comprovante de residência, cartão do SUS, cartão de vacinação, declaração de escolaridade (se for matriculado), foto 3×4 da criança; e cartão SUS e RG do responsável.

“CUIDANDO DE QUEM CUIDA”

Além do atendimento aos pacientes, a equipe do Ceapa desenvolve um projeto denominado “Cuidando de Quem Cuida” voltado exclusivamente aos cuidadores (familiares e profissionais).

O objetivo é manter a saúde física e mental de quem lida diariamente com as pessoas que possuem autismo.

AMIGOS DO CEAPA

O Centro conta com apoio de diversas pessoas, colaboradores, denominadas “AMIGO DO CEAPA”, que conhecendo o trabalho desenvolvido pelo Centro, se propõe a contribuir com as atividades extras, como as comemorações em datas festivas.

(Texto: Berna Lameira)

SERVIÇO

O quê: Centro de Atendimento à Pessoa com Autismo (Ceapa)

Endereço: travessa 1º de Maio, 1063. Bairro Pirapora

Telefone: (91) 3711-0631

Email: ceapacastanhal@gmail.com