Viveiro ProMudas: destaque na produção de mudas de pimenta-do-reino


Com três décadas de existência o Viveiro ProMudas se firma como a principal referência na produção de mudas de pimenta-do-reino em Castanhal e região. O investimento pesado na qualidade da produção resulta em um processo  cada vez melhor. São mais de 500 mil mudas produzidas, e 100% vendidas, por ano. O destino? Produtores do interior do Estado, em especial municípios do nordeste paraense.

A equipe do Viveiro ProMudas trabalha o ano inteiro com foco na qualidade. São cerca de 40 pessoas envolvidas no processo produtivo: desde o início do plantio até a entrega ao consumidor final (produtores de grãos).

“Nosso investimento em melhorias é constante, principalmente para evitar doenças e parasitas”, reforça Fernando Albuquerque Neto (responsável técnico). “Nos baseamos em critérios de qualidade que desenvolvemos para escolher as variedades de pimenteiras que achamos interessantes para o pipericultor, priorizando as que se adaptam melhor às nossas condições de clima, solo e que apresentam alta produtividade”.

Fernando destaca que não basta a muda ser de boa qualidade, ela tem que apresentar um conjunto de características que irão ajudar o produtor a tirar o melhor proveito do seu investimento no pimental.

SOBRE A PIMENTA-DO-REINO
A pimenta-do-reino é uma das mais antigas e importantes especiarias comercializadas no mundo. É usada como tempero in natura, na produção de embutidos, ou beneficiada nas mais diversas formas.

O produtor da especiaria pode, literalmente, ficar rico após uma única colheita. Claro que isso depende do preço negociado na safra em questão. Além disso, o cultivo da pimenta-do-reino envolve muitos riscos. Por isto todos os detalhes fazem a diferença entre a perda total do lucro ou a obtenção de valores várias vezes maior que o investimento realizado.
 
Herança familiar

A preocupação com a produção, e o embasamento técnico é herança familiar. O pesquisador da Embrapa Fernando Carneiro – responsável pela identificação da principal doença da espécie, a Fusariose -, avô de Albuquerque Neto foi quem começou a se aventurar pelos estudos da pimenta-do-reino. Isso há mais de 40 anos. O resultado? Sucesso no plantio, eficácia para o consumidor final.

Outro diferencial do ProMudas é possuir um campo de pimenteiras-do-reino matrizes exclusivas para produção das mudas. “Trabalhamos com um pimental exclusivo para este propósito e temos um resultado superior em relação à ausência de doença e parasitas. Utilizamos plantas vigorosas, com no máximo três anos de idade, exclusivamente para formação de mudas. Deste pimental não é colhido um grão sequer, tudo isso para manter o vigor das plantas e das mudas”, explica Fernando.

O Viveiro ProMudas trabalha com várias variedades de pimenteiras-do-reino e garante a identificação das mesmas do começo ao fim da produção, assim o pipericultor terá acesso a variedade que realmente deseja cultivar.

COMO ENCOMENDAR AS MUDAS?
Para encomendar as mudas de pimenta-do-reino é necessário ir até o Viveiro ProMudas ou fazer o processo através de telefone. Fazer um aporte para garantir a reserva.

SERVIÇO
Viveiro ProMudas
Endereço: km-75 BR-316, Castanhal – Pará. Na saída da cidade no sentido para Santa Maria, logo após o Supermercado Assaí e Cerâmica Tropical, no lado esquerdo da rodovia.
Telefones: (91) 98848-7491 e (91) 99230-0624.
Instagram: @viveiropromudas

Um comentário em “Viveiro ProMudas: destaque na produção de mudas de pimenta-do-reino

  • 7 de maio de 2021 em 22:35
    Permalink

    O seu comentário aguarda moderação.

    Hi, i think that i saw you visited my weblog thus i came to “return the
    favor”.I am attempting to find things to enhance my
    web site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *