Centro Educacional Madre Marina Rosa


No dia 05 de fevereiro de 1988 o Centro Educacional Madre Marina Rosa começava as suas atividades em Castanhal. Na época era chamado de Centro Educacional Infantil Pinóquio. Com um trabalho destacado na área de educação, reconhecido em toda região, o CEMMAR se mantém há 30 anos tendo como marca o comprometimento com as famílias dos estudantes, a dedicação e amor aos seus alunos.

O Centro Educacional foi batizado com o nome atual em 2011, em homenagem à Madre Marina Rosa, da Congregação Preciosina. A religiosa foi a primeira professora da fundadora do CEMMAR, Maria Rachel Lemos Porto,  diretora da instituição de ensino.

Há 30 anos o Centro funciona no mesmo endereço, na rua Francisco Magalhães Barata, 1.721 – no bairro Pirapora.  Mais de 1.200 estudantes já passaram pelas cadeiras do Marina Rosa, sendo esta uma das instituições mais respeitadas de ensino do Estado.

Professora Raquel Lemos (ao centro), diretora do CEMMAR

“No início das atividades o objetivo era atender a pré-escola, precisamente crianças com 4 e 5 anos de idade dando-lhes oportunidade de se relacionar com outras crianças fora do convívio familiar e ampliar conhecimento”, relembra a fundadora e diretora Raquel Lemos Porto.

“A ampliação para o ensino fundamental menor foi consequência natural do trabalho realizado, sem se afastar do objetivo maior de se trabalhar com a primeira, segunda e terceira infância”.

Atualmente 16 turmas são atendidas pelo Centro

As atividades do Centro começaram com uma turma de sete alunos, um deles sobrinho da diretora e os outros filhos de amigos e pessoas conhecidas da diretora. Hoje, são 16 turmas, no período da manhã e tarde, perfazendo um total de 256 alunos.

Educação integral e de qualidade

O objetivo da equipe do CEMMAR é “promover a educação integral e de qualidade, com foco no autoconhecimento e no conhecimento do outro, e pelo diálogo aprender a respeitar o outro, fazendo-se respeitar”, destaca professora Raquel.

Educação integral de qualidade: principal objetivo do Marina Rosa

As prioridades do ensino são: atuar de forma dinâmica, oferecendo aos seus colaboradores formação continuada com vistas à absorção natural das mudanças que o mundo globalizado apresenta; e oferecer à comunidade escolar (alunos) uma educação de qualidade tendo como princípios básicos os valores éticos, morais e religiosos indispensáveis na formação do cidadão.

O corpo técnico do CEMMAR é composto por uma equipe forte, que valoriza o desenvolvimento integral do aluno, por isso procura manter-se constantemente atualizado.

Agenda de eventos movimenta os alunos ao longo do ano

“Somos uma equipe que se ajuda mutuamente, buscando sempre o nosso melhor para alcançarmos os objetivos traçados para cada etapa de trabalho da instituição”, reforça a diretora Raquel Lemos.

“Para fazer parte da equipe CEMMAR é necessário em primeiro lugar se identificar com o trabalho com crianças pequenas, conhecer a proposta e o perfil da instituição e se alinhar com eles, ser comprometido com o trabalho a ser desenvolvido buscando aperfeiçoamento constante para aprimorar as habilidades necessárias para mediar a construção do conhecimento de seus alunos na interação com outros e no conhecimento de si mesmo”.

Propostas embasadas em autores progressistas

A proposta do CEMMAR está toda embasada em autores progressistas das áreas de educação e psicologia, como Piaget, Vigotsky, Emília Ferreiro, Celestin Freinet, Celso Antunes, Daniel Goolleman, Howard Gardner, entre outros que revisitaram a escola tradicional, e deram-lhe uma nova roupagem.

“Preservaram ações básicas relevantes para a construção do conhecimento e propuseram renovação das metodologias de ensino de forma que considerassem o aluno como ser ativo no processo de ensino-aprendizagem”, explica a diretora.

“Pelo lúdico, pelas experiências de autoconhecimento, nomeação de emoções e respeito às emoções dos outros na interação das experiências do cotidiano, onde possam descobrir e redescobrir as diversas maneiras de aprender como sujeitos ativos e críticos na formação do caráter e na construção de uma sociedade mais justa e respeitosa”.

SERVIÇO

Centro Educação Madre Marina Rosa

Endereço: Rua Francisco Magalhães, 1721. Bairro: Pirapora

Telefone: (91) 3721-1266