Girassóis do IFPA se transformam em ponto turístico da Cidade Modelo


A paisagem na BR-316, em frente ao Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Pará ganhou um colorido especial com a plantação de girassóis pelos professores e alunos do IFPA – Campus Castanhal. São cerca de 8 mil metros quadrados de pura beleza, que não passa despercebida por ninguém.

E hoje, o local já é um ponto turístico da Cidade Modelo, com todos os transeuntes querendo registrar-se no local.

A ação do plantio das mudas foi coordenada pelo Departamento de Apoio a Projetos de Pequisa e Agropecuária do IFPA Campus Castanhal com apoio da Diretoria de Pesquisa, Direção Geral e Diretoria de Administração.

Todos os técnicos, professores e alunos colaboraram com a execução do projeto, que contou com o apoio total do Sindicato Rural de Castanhal, que forneceu as sementes e o adubo.

“O plantio foi realizado pelo nosso operador de máquinas Ewerton, usando um espaçamento de 0,60 metros entre linha, e com seis sementes por metro linha”, explica o professor Domingos Sávio Morais Tavares. “Por ser uma cultura de ciclo curto o semeio é direto na terra”.

O plantio foi feito no dia 29 de junho.

(Foto: Adiel Oliveira)

RETORNO POSITIVO

O local é carinhosamente chamado de “Girassóis do IFPA Castanhal”, e agora trata-se de um ponto turístico da Cidade Modelo.

“É bom que a resposta a gente vê quando passamos em frente, pois a partir do início da floração até o seu final se vê carros com famílias inteiras parando e fotografando. Já é um resultado muito gratificante”, reforça o professor Domingos. “Queremos que os visitantes se sintam acolhidos pelo IFPA Campus Castanhal e tenham sempre um girassol florindo suas vidas”.

SERVIÇO

O IFPA – Campus Castanhal está localizado na BR-316, km 61, em frente ao Parque de Exposições do Pedro Coelho da Mota. Do lado direito, sentido Belém-Castanhal

(Texto: Berna Lameira. Fotos: Adiel Oliveira)