Floração dos girassóis foi prejudicada pela falta de chuva


Aguardada com bastante expectativa, a floração dos girassóis do IFPA – Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Pará, já ocorreu. É possível ver na paisagem da BR-316, em frente ao Instituto, as flores com seu amarelo destacado.

No entanto este ano a floração foi prejudicada pela falta de chuvas, conforme explicou ao GUIA DE CASTANHAL, o técnico administrativo Domingos Sávio Morais Tavares. “O que ocorreu num período crucial para a planta foi a falta de chuvas. Isso ocasionou um prejuízo como morte de plantas e prejuízo no crescimento”.

“Como não temos como instalar o sistema de irrigação, por ser em uma área externa ao campi, não tivemos como optar por essa saída pra tentar salvar os girassóis que morreram”.

Registro feito já no início de setembro (Sávio Morais)

O plantio dos 7 quilos de sementes, em oito mil metros quadrados, foi feito no final de junho, com expectativa de floração no final do mês de agosto. O que realmente aconteceu, mas com um visual aquém dos anos anteriores.

O local se transforma no ponto turístico da Cidade Modelo, com as pessoas parando para registrar-se em tamanha beleza.

Registro feito por Adiel Oliveira, em 2019

A ação do plantio das mudas é coordenada pelo Departamento de Apoio a Projetos de Pesquisa e Agropecuária do IFPA Campus Castanhal com apoio da Diretoria de Pesquisa, Direção Geral e Diretoria de Administração. Domingos Sávio coordenou a ação de plantio juntamente com Adebaro Reis (diretor geral) e André Barbas (diretor de pesquisa).

Todos os técnicos, professores e alunos colaboraram com a execução do projeto, que contou este ano com o apoio da Embrapa de Paragominas, que doou as sementes e o adubo.

SERVIÇO

O IFPA – Campus Castanhal está localizado na BR-316, km 61, em frente ao Parque de Exposições do Pedro Coelho da Mota. Do lado direito, sentido Belém-Castanhal

(Texto: Berna Lameira. Fotos: Adiel Oliveira)