População de rua será remanejada para o Ginásio Loiola Passarinho


A Prefeitura de Castanhal, em virtude da pandemia do Coronavírus (Covid-19), fará o remanejamento de pessoas em situação de rua acolhendo este público em maior vulnerabilidade pessoal e social.

A Política de Assistência Social conduzirá este atendimento em parceria com as secretarias integradas e demais órgãos municipais.

Secretários empenharam-se para elaborar o Plano de Atendimento Emergencial a Pessoas em Situação de Rua de Castanhal, garantindo a execução da recomendação dos governos federal e estadual, assim como da Defensoria Pública da União e órgãos de defesa dos Direitos Humanos, levando em conta à diversidade de fragilidade deste público em defender-se do Covid -19.

A secretária Elyrose Abreu enfatizou que a Prefeitura de Castanhal empenhará recursos, contudo, muitos materiais precisam ser adquiridos imediatamente e não estão disponíveis em contratos.

Neste momento é necessário o apoio de empresários e da sociedade para que se garanta a proteção com acolhimento, condições de higiene, e alimentos das pessoas pelo período de, no mínimo, 60 dias.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) disponibilizará equipe e o Ginásio Loiola Passarinho, que receberá pequenas adaptações pela Sinfra para garantir a atenção a aproximadamente 170 indivíduos, segundo levantamento do CREAS, pelo Serviço de Abordagem Social, que já atende a essas pessoas.

“Vamos tentar organizar as pessoas de forma que as reguarde ao máximo”, diz a secretária Elyrose. “São pessoas que não tem acesso a informações. Então precisamos que eles aceitem. Nesta quarta-feira (25) começaremos o trabalho de abordagem à população de rua, para fazer o trabalho de conscientização de que precisam do isolamento para reduzir as chances de contrair o coronavírus, e que precisam reforçar no autocuidado”.

Semed, Secult, Guarda Municipal, Semas, Gabinete e Defesa Civil comporão essa grande ação com recursos humanos, equipamentos e materiais para organizar toda uma logística diária neste período.

APOIO DOS EMPRESÁRIOS LOCAIS

O prefeito Pedro Coelho, em reunião com grandes empresários do ramo de supermercados e atacarejos, os sensibilizou  para atenção ao Decreto 024/2020. Na oportunidade, a Secretaria de Assistência Social pediu apoio na doação de alimentos, colchões, materiais de higiene pessoal e limpeza, principalmente. Os presentes se mostraram muito receptivos à causa, mas toda a população pode contribuir.

A Semas e demais órgãos da Prefeitura estão à disposição para receber e ir buscar doações, pois esse atendimento está para além da execução de política pública.

Trata-se de uma causa humanitária, pois são muitas as expressões da questão social e toda a sociedade se vê tocada com as desigualdades, especialmente pelo quadro atual que vivemos, sensibilizando quem tem condições de contribuir, amenizar os impactos na vida de muitas famílias com o que for possível, tudo será muito bem vindo.

Quem quiser ajudar pode entregar os donativos nas Secretarias envolvidas:

  • Semas
  • Secult
  • Semel
  • Semed
  • Guarda Municipal
  • Defesa Civil

Mais informações: 98733-2172 e 98733-2225