Música indígena volta a circular no Sonora Brasil em Castanhal


A musicalidade indígena volta na próxima semana com a 22ª edição do projeto nacional Sonora Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc). Com o tema “A música dos povos originários do Brasil”, o grupo indígena Mbyá-Guarani / Grupo Nóg gã – Kaigang (RS), se apresenta no dia 14/10 no Sesc em Castanhal. A apresentação ocorre às 19h e a entrada é franca.

O grupo Teko Guarani está localizado na Aldeia Tekoa Anhetenguá na Lomba do Pinheiro em Porto Alegre, onde vivem 16 famílias Mbyá-Guarani. É um coral infanto-juvenil que tem por característica a força e o brilho vocal.

Grupo Teko Guarani- Mbya Guarani- foto Xadalu

Utilizam o mbaraká (violão) com cinco cordas, cada corda representa uma divindade Mbyá: Tupã, Kuaray, Karaí, Jakairá e Tupã Mirim.  O ravé (violino/rabeca) possui três cordas e segundo alguns relatos é um instrumento de invenção indígena, posteriormente aperfeiçoado pelos juruá (não indígenas). O mbaraká miri (chocalho) e o angu´á pú (tambor) têm funções primordiais na sustentação do andamento e ritmo musicais, além da importância no estabelecimento da conexão com as divindades.

O grupo Nóg gã é composto por indígenas de diversas aldeias Kaingang da região de São Leopoldo no Rio Grande do Sul. Os Kaingangs habitam o Sul e o Sudeste do Brasil há séculos. A população é composta atualmente por, aproximadamente, 30 mil pessoas que vivem em cerca de 30 diferentes áreas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

SERVIÇO GUIA DE CASTANHAL:

O quê: Sonora Brasil – A Música dos Povos Originários do Brasil – Grupo  Mbyá-Guarani / Grupo Nóg gã – Kaigang (RS)

Quando: 14/10/2019, às 19h

Onde: Sesc em Castanhal (Av. Barão do Rio Barão, 10 – Nova Olinda)