Academia Castanhalense de Letras promove 2º Encontro de Historiadores


A Academia Castanhalense de Letras (ACL) promove, no dia 17 de outubro, o 2º Encontro de Historiadores e Memorialistas da Cidade Modelo. São parceiros do evento o SESC Castanhal e a 8ª Unidade Regional de Educação (URE).

O evento começa a partir das 19:00. Entrada franca.

Como palestrantes convidados estão o professor Adalberto Moraes (Betinho); o memorialista José Lopes Guimarães; Professor Arquimimo Cardoso Júnior (historiador); e o professor Álvaro Queiroz (historiador).

Conheça os temas do Encontro:

  1. “Viagens sobre Trilhos”: Como eram as viagens de trens, viajantes, negócios na feira, as vendas/trocas na frente da estação). Castanhal começa evoluir economicamente neste período. Palestrante: Professor Álvaro Queiroz
  2. “Castanhal em Mudanças e desenvolvimento: uma metrópole entre o povo”: primeiras farmácias, a Rua do Fogo, 1ª Casa Exportadora Primor e sua importância, abertura da Rodovia Castanhal-Belém. Palestrante: Memorialista José Lopes Guimarães.
  3. “Grandes monumentos históricos e seus significados para a história de Castanhal”: Praça de São Francisco; Praça da Bandeira; Praça da Igreja Matriz. Palestrante: Professor Arquimimo Cardoso Júnior
  4. “Mulheres marcantes na história de Castanhal” (Maria Mota, Maria de Castro Batista, Nadir Pereira, Caetana Mota, Santa Menina, parteiras, Joana Batista, outras). Palestrante: Professor Adalberto Moraes (Betinho).

SERVIÇO GUIA DE CASTANHAL

O quê: 2º Encontro de Historiadores e Memorialistas de Castanhal

Quando: 17 de outubro de 2019

Onde: no SESC Castanhal (avenida Barão do Rio Branco, n 10. Centro)

Realização: Academia Castanhalense de Letras (ACL)

Mais informações: +55 91 8802-0693

 

Um comentário em “Academia Castanhalense de Letras promove 2º Encontro de Historiadores

  • 7 de outubro de 2019 em 12:51
    Permalink

    Obrigado pela parceria Guia de Castanhal.
    Berna Lameira você tem contribuído com a Academia Castanhalense de Letras divulgando eventos e trabalhos desta Arcádia, pelo que nós Acadêmicos lhe agradecemos muito. Estamos, juntos, ajudando a divulgar a história de Castanhal, que consiste em grande mudança em seus aspectos físicos, sociais, econômicos e culturais…
    Neste Segundo Encontro de Historiadores e Memorialistas teremos a oportunidade de constatar essas mudanças através de palestras especificamente dirigidas por conhecedores da história do município.
    Este trabalho é de cunho esclarecedor e não estamos cobrando nada ao ouvinte presente.
    Aproveitamos este espaço divulgador oferecido pelo Guia de Castanhal para agradecer a Berna Lameira, ao SESC Castanhal, a 8ª URE e aos amigos Professores Betinho, Arquimimo Cardoso, Álvaro Queiroz, e Memorialista José Lopes Guimarães pela especial contribuição para o sucesso deste evento.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *